O INÍCIO

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Limeira, Piracicaba e Charqueada foi fundado em 1989.

A partir da sua fundação, a entidade comandou importantes movimentos que trouxeram grandes conquistas para os trabalhadores da categoria. Desde então, a maioria das indústrias químicas da região oferece melhores condições de trabalho e saúde para todos os trabalhadores.

A BASE

Quando surgiu, o Sindicato tinha na base cerca de 1500 trabalhadores de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa e Limeira. Em 1992 já abrangia também Piracicaba e Charqueada. Hoje conta com aproximadamente 6500 trabalhadores distribuídos em sete cidades.

CONQUISTAS

Todos os direitos que temos garantidos até hoje são frutos das lutas sindicais ao longo da história do país. Hoje os sindicatos (juntos com a Federação dos Químicos) negociam com os patrões os reajustes salariais, horas extras e todas as melhorias que estão, inclusive, acima da CLT. Por exemplo, enquanto a CLT garante o mínimo de horas extras em 50% e 100%, nossa categoria garante 70% e 110%, resultado de negociação entre sindicato dos trabalhadores e patronal

O FUTURO

Hoje com a reforma trabalhista cada vez mais são negociados acordos específicos em empresas nos quais a categoria possa usufruir de uma melhor perspectiva de remuneração e ambiente de trabalho. Aprimoramos nossos diretores no passado e colhemos hoje a excelência de serviços prestados aos trabalhadores. A frente disso temos nosso diretor Gildo Alves, formado em direito e com ligação direta com todos os acordos feitos pelas as empresas e o sindicato nas três regiões: Americana, Limeira e Piracicaba.

E para uma melhor segurança ao trabalhador, formamos nosso diretor Kleber Fonseca em instrutor de segurança para NR12 pelo SENAI Mário Amato, sendo responsável pela segurança dos trabalhadores em todas as empresas com máquinas injetoras e sopradoras.